terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ATRIBUIÇÕES DO SESMT - PARTE I

Qual a principal missão dos profissionais integrantes do SESMT?
R : Reduzir até eliminar todos os riscos existentes à saúde dos trabalhadores,agindo nos ambientes de trabalho e todos os seus componentes,utilizando todos os recursos técnicos existentes(4.12.a).
   - Que componentes dos ambientes de trabalho serão objeto das açoes do SESMT?
      R : Máquinas e equipamentos,instalações elétricas,riscos biológicos e químicos,ruídos,calor,etc.

Numa marmoraria,os niveis de ruídos sonoros são elevados e a única medida protetiva recomendada pelo sesmt foi o uso de protetores auriculares tipo concha. Está correto?
R : O SESMT deve determinar a utilização de EPIs  só  quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminaçao do risco,em última instância; priorizando medidas de proteçao coletiva (4.12.b)
-  Que medidas de proteçao coletiva contra ruídos deveriam ter sido elaboradas e implementadas ?
R :  Enclausuramento das zonas de operaçao,alocaçao de barreiras sonoras ,manutençao adequada e          periódica com troca de correias e lubrificação,seriam medidas prioritárias e se quer foram citadas.

Em projetos e na implantaçao de novas instalações,deve o SESMT colaborar quando solicitado?
R : Sempre,em parceria com a CIPA(4.12.c).

Houve um acidente do trabalho fatal numa grande siderúrgica por falta de orientação do empregador a respeito das disposições legais e regulamentares sobre SST. O SESMT pode ser responsabilizado?
R :  Sim,porque o Serviço tem responsabilidade técnica por essas orientações em SST(4.12.d)

Médico do trabalho do SESMT pode atender consultas de rotina em seu horário de dedicação ao Serviço?
R : Não. Consultas de rotina não representam atividades essencialmente prevencionistas,tampouco são emergências(4.12.L).

Uma refinaria  precisa fazer planos de contole de efeitos de catástrofes,de disponibilidade de meios que visem ao combate de incêndios e ao salvamento e da imediata atençao a vítimas. Quem deve elaborá-los ?
R : É atribuição do SESMT a elaboração de planos de controle de acidentes(4.12.L).

Esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais,estimulando-os em favor da prevençao - é atribuição da CIPA ou do SESMT?
R : Do SESMT(4.12.g). Essa é questão frequente de concursos públicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário